quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bem-vindo



04 Nov 2010

Olá colegas internautas,




Sou mais uma gordinha na luta contra a balança e desta vez decidi prá valer vencer essa guerra. Quero compartilhar os momentos dessa batalha com vocês. Voltei das férias de Buenos Aires em outubro deste ano pesando 105 kilos para os meus 1,59 e fiquei horrizada. Confesso que já venho lutando contra a balança a um certo tempo, na verdade faz nove anos e nesse tempo já tentei de tudo, remédio para emagrecer, dieta da sopa, jejum, dieta do líquido, shakes dos mais diversos.


Como eu ia dizendo, desde outubro resolvi reestruturar minha vida em busca do meu emagrecimento. O pontapé inicial se deu mesmo com o filme "Comer, Rezar e Amar", com a Julia Roberts. Adorei a parte do filme em que ela meditava, vi que isso trazia tranquilidade e paz. Assim, comecei a pesquisar sobre meditação na internet e comecei a adotar a meditação no meu dia-a-dia. Pessoal, percebi como isso faz bem, te deixa menos estressada, com mais energia, mais calma, menos ansiosa, e o melhor de tudo, não precisa de altos investimentos, só um colchonete e um lugar silencioso e pronto, é só começar.


Uma coisa puxa a outra e aí eu me senti mais animada a começar uma caminhada, o filme foi no sábado, comecei a caminhar no domingo, comprei livros sobre emagrecimento e isso começou exatamente em 17 de outubro de 2010, ou seja, hoje é 03 de novembro de 2010, faz quase tres semanas que isso começou e o resultado é que já emagreci quase três quilos, só com reeducação alimentar e uma rotina de atividades físicas, e tenho a confessar a voces que estou adorando o processo, mesmo que seja lento, quero que seja contínuo.


Assim, hoje estou pesando exatamente 102,4 kilos e emagrecendo e me sentindo muito mais disposta e me alimentando de uma maneira muito mais saudável. Gostaria muito de compartilhar isso com voces que também só querem uma forcinha para começar e não sabem de onde tirar, então vamos juntos nesse processo? E só dar o primeiro passo.


Anotar tudo o que você come em um diário ajuda você a controlar a quantidade do que você está ingerindo, o tipo de alimento e se você for mais criterioso como eu voce também pode contar as calorias. Contar calorias é interessante para saber se voce está consumindo a quantidade de calorias necessárias para o seu organismo funcionar e também para emagrecer.


Segue abaixo o cálculo necessário de calorias que voce precisa consumir por dia e para emagrecer:


Conhecer a sua necessidade calórica é essencial para o seu emagrecimento por ser o melhor indício para nortear a sua dieta. A sua necessidade calórica diária depende das atividades que você desempenha e da sua taxa metabólica basal.


Taxa metabólica basal (TMB)é a quantidade de calorias necessárias para manter seu organismo funcionando, considerando que você passa o dia em repouso.


Para calcular sua TMB, faça a seguinte conta:


- Se você é mulher, sua TMB = 247 – (2.67 x idade) + (401.5 x altura) + (8.6 x peso)


- Se você é homem, sua TMB = 293 – (3.8 x idade) + (456.4 x altura) + (10.12 x peso)




Nesta equação, a idade é em anos, a altura em metros e o peso em quilos. Então, uma mulher de 30 anos, com 50 kg e 1.60m tem uma TMB = 247 – (80.1) + (642.40) + (430) = 1239.30 kcal.


Para determinar o total de calorias máximo que pode ser consumido sem engordar, é necessário somar a TMB às calorias gastas com as atividades diárias.


Para saber este valor, multiplique o resultado por:


1.0, se você for totalmente sedentário


1.2, se você trabalha em escritório e não pratica atividades físicas


1.4, se você pratica atividades físicas leves e trabalha


1.6, se você pratica atividades físicas moderadas e trabalha


1.8, se você tem um trabalho pesado (operários de obra, estivadores, etc)


Para perder peso, você precisa de mais uma conta. Considerando que você é a mulher do exemplo e pratica atividades físicas leves e trabalha, seu gasto calórico diário é 1735 kcal. Para emagrecer, você precisa consumir menos que isso.


Se você não tem medo de matemática, segue mais uma conta: para perder 1 quilo, é necessário gastar ou deixar de consumir 7000 kcal. Então, se a pessoa do exemplo consumir 1035 kcal por dia, ela perderá 0.5 kg em 5 dias.
Se, além disso, ela praticar uma atividade física moderada (30 min de corrida, a 8km/h, de segunda a sexta), ela perderá mais 200 kcal por dia ou 1000kcal/semana. Isso acelerá seu emagrecimento.




O importante a observar também é que não é apenas contar calorias, por exemplo, comigo, o meu consumo diário é de 2.300 calorias, para emagrecer 500 gramas em 5 dias preciso diminuir 700 calorias. Entretanto, se eu comer 1.600 calorias de fast food, chocolate e gorduras saturadas estarei me alimentando mal. Assim, você também tem que se preocupar com o que voce está comendo, voce tem que balancear os nutrientes, claro, proteinas, carboidratos, gorduras, leguminosas.

2 comentários:

  1. Adorei Lili, estou na torcida pra que voce consiga alcançar esse objetivo. Bjos, Fatima

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima,
    Obrigada pela torcida. Espero que visite sempre, vou sempre estar atualizando com artigos sobre emagrecimento. beijos. lili.

    ResponderExcluir