sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fibras ajudam a emagrecer.




As fibras são super importante em uma alimentação balanceada. E para quem está querendo emagrecer elas são “uma mão na roda”, pois ajudam a evitar que parte da gordura ingerida seja armazenada no nosso organismo. Se você ingerir alimentos gordurosos com fibras, cada grama de fibra capturará um pouco da gordura, formando uma rede que passa pelo trata intestinal e é eliminada antes de ser absorvida pela corrente sanguínea.


Ingerindo fibras, sua saciedade também vai ser maior, o que nos leva a consumir menos calorias. Os alimentos ricos em fibras levam mais tempo a serem digeridos e, desse modo, você beliscará menos entre as refeições.


A maçã é meu lanche preferido da manhã no trabalho, ela contém pectina e 4 g de fibras. A pectina diminui a vontade de comer, pois engana a região do cérebro que controla a fome, fazendo a pessoa se sentir satisfeita, apesar de ter comido apenas uma maçã. Seu alto teor de fibras ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol no sangue, além de auxiliar na diminuição da incidência de pólipos intestinais e câncer de cólon.


Temos vários alimentos ricos em fibras, como hortaliças (tomate, cenoura, alface, ervilha, milho, vagem), pães integrais, frutas, grãos integrais (como arroz integral), entre outros.

4 comentários:

  1. Eh isso ai todo dia é dia de caminhar ou andar de bike (pra trabalhar ou pra passeio).

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex,
    É verdade, caminhar é um exercício aerobico excelente, melhora o condicionamento cardiovascular, emagrece e melhora o humor, além de outros benefícios. beijos mano.

    ResponderExcluir
  3. vou todo dia de bike para empresa, como vocês sabem, mas eu mudei recentemente de empresa que fica um pouco mais longe do último trabalho, 12 km só de ida, com níveis de dificuldade grande, quando chego na empresa tomo café, pão com geleia e fruta - abacaxi ou mamão e mais vitamina com leite, o importante que adotei é beber bastante água, que melhora muito a hidratação do corpo, nestas últimas duas semanas de empresa perdi quase 3 kilos, à noite a Gleicy faz sopa ou comida

    ResponderExcluir
  4. Oi jairinho,
    Que bom que voce já se exercita e está adotando hábitos alimentares melhores. Eu cortei todos aqueles lanches calóricos que eu fazia na rua, só estou comendo em casa e muita fruta e verdura. beijos. sua mana, lili.

    ResponderExcluir