quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Caminhadas- ótimo exercício para emagrecer.


04 Nov 2010

Hoje foi mais um dia que abandonei o carro e fui andando para o trabalho. De casa para o trabalho dá 30 minutos de caminhada. Chego super disposta no trabalho e nos dias que não vou caminhando confesso que sinto falta. Adotei a caminhada no meu dia-a-dia em tudo o que faço, compra de supermercado, ida a farmácia, ida ao trabalho, depois que li o livro "Dieta dos Passos" do preparador físico e colunista da revista veja Renato Dutra. O livro é ótimo, e mostra como a simples medida de inserir um cotidiano mais ativo na sua vida o ajuda a emagrecer, seja brincando com seus filhos, lavando uma louça, varrendo a casa, levando o cachorro para passear, lavando o carro.

O projeto do livro fala em darmos no mínimo 5.000 passos por dia e 10.000 para emagrecermos. Não é à toa que a maior parte dos carteiros são magros, andam o dia todo, e a maior parte dos taxistas são obesos, trabalham sentados. O livro vem com um aparelhinho chamado pedômetro, que serve exatamente para medir a quantidade de passos que damos por dia, quando colocamos na cintura. O chato é que no primeiro dia eu coloquei o aparelhinho, mas deixei cai e perdi. Fiquei desiludida. E agora estou esperando folgar meu cartão para comprar outro, pois as férias de Buenos Aires me deixaram com as finanças abaladas.

Li também que a caminhada é ótima para eliminar a barriga, e já estou sentindo a diferença na cintura das minhas roupas. Ainda não tirei minhas medidas, mas vou providenciar isso logo, logo.

Em uma hora de caminhada, queimamos cerca de 350 calorias, portanto podemos perder em torno de 500g de gordura corporal a cada 10 horas de exercício.

"Uma caminhada acelerada de 20 minutos todos os dias queima calorias suficientes para nos ajudar a emagrecer rápido. Caminhadas de 10 minutos duas vezes por dia surtem o mesmo efeito. É possivel perder peso apenas andando. Quando caminhamos por uma hora a uma velocidade de 5 km/h, queimamos 350 calorias. Assim, se realizarmos esse exercício uma hora por dia durante 10 dias, queimamos um total de 3.500 calorias. Como há 3.500 calorias em cerca de 500 g de gordura, emagreceremos cerca de meio quilo e continuaremos a nos livrar dessa mesma quantidade de gordura sempre que completarmos 10 horas de caminhada a essa velocidade. É infalível"(trecho do livro 100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma de Fred A.Stutman, p. 240).

Por isso colegas internautas, vamos caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário